Palitos e jujubas na construção dos sólidos geométricos

AUTORA
Professora Ronilda de Carvalho Schmigel, 4º ano A

Observando as dificuldades encontradas pelos alunos para entender e identificar conceitos geométricos e sendo muito importante a apropriação destes conceitos para o sucesso no conteúdos de Geometria, propomos aos alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, uma atividade lúdica e prática para entender e fixar esse conteúdo.

Inicialmente, em sala de aula explanamos o assunto mostrando aos alunos os sólidos geométricos, classificando - os em poliedros e corpos redondos. Após, comparamos as formas dos sólidos com algumas imagens construídas pelo homem. Enfatizamos que as formas geométricas dos sólidos estão em todo lugar, bastando só observar.

Iniciamos a explicação com os poliedros, classificando-os em prismas e pirâmides, para que o aluno pudesse observar as características de cada um.

PRISMAS: possui duas bases iguais paralelas entre si e podem ser formadas por qualquer polígono. Todas as suas faces laterais são formadas por retângulos, formada por quadriláteros( retângulos e quadrados).

PIRÂMIDES: possui somente uma base. Todas as suas faces laterais são formadas por triângulos.

Após algumas aulas sobre o tema, partimos para a prática. Utilizamos como recursos: um vídeo explicativo sobre a temática, palitos de dente, de churrasco e jujubas. Dessa forma o trabalho sobre sólidos geométricos foi vivenciado na prática, com a participação dos alunos, que puderam entender os poliedros de uma forma lúdica, identificando as faces, vértices e arestas e no final puderam degustar as jujubas.

Foi um trabalho gratificante e muito proveitoso, pois os alunos demonstraram interesse e participação na aula, atingindo o objetivo de identificar nos sólidos geométricos as faces, vértices e arestas.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DO PROTETOR DE ANIMAIS