10 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DO PROTETOR DE ANIMAIS

Autora: professora Jeniffer Antunes Machado, 5ºC

É instituído e celebrado em 10 de agosto, anualmente, o Dia Nacional do Protetor de Animais, com o objetivo de conscientizar  sobre a importância do Protetor de Animais  para a saúde pública  e para a proteção e promoção dos direitos dos animais. Em relação a isso, as turmas de 5º Ano (A, B e C) da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, trabalharam com a data comemorativa e temática em sala de aula.


Os alunos inicialmente, observaram diversas imagens de folders de incentivo a proteção animal. Conheceram por meio deles, a Lei nº 9.605/98, que menciona como crime em seu Artigo 32: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa”. Além da Lei Federal, Ponta Grossa, dispõe da Lei Municipal 9.019/2007, que também trata das crueldades cometidas contra os animais.

Pelas imagens de folders sobre as quais discutimos, puderam inferir quais atitudes se enquadram em maus-tratos. As elencamos coletivamente no quadro de giz: Abandonar; espancar; golpear; mutilar; envenenar; manter presos permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênicos;  não abrigar da chuva, frio e sol; deixar sem ventilação ou luz solar; capturar animais silvestres; utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;  promover violências como brigas de galo; dentre outros.

A aula gerou muita discussão e polêmica. Pois, seguidamente, os alunos começaram a dar diversos depoimentos sobre casos que já observaram de maus-tratos a animais em sua comunidade, ou de algum que já tenham ouvido falar. Ficaram chocados, com a espantosa crueldade que pode existir num relacionamento entre humano e animal, a qual nem deveria ser imaginada. Mas, infelizmente, sabemos que isso pode ocorrer, então se presenciarmos situações assim, não podemos ficar de braços cruzados.

Os alunos tomaram conhecimento disso e logo quiseram saber como é que as pessoas devem proceder, se souberem de algum caso de maus-tratos a animais e optarem por denunciar. Por meio de uma pesquisa, chegamos ao número 190, que é da Polícia Militar, que pode encaminhar a denúncia aos cuidados da Polícia Ambiental. Bem como, aos números 153 ou pelo 0800-643-2626, da Guarda Municipal de Ponta Grossa, que verifica o caso e se houver necessidade aciona o Departamento de Zoonoses da cidade.

A partir disso, cada educando construiu individualmente o seu folder de incentivo a proteção animal. O trabalho ficou livre para que escrevessem o que desejassem com base naquilo que estudamos a respeito do assunto. Podiam fazer ilustrações também. Quando terminaram, realizamos uma exposição oral em sala de aula, cada turma em seu respectivo espaço, com colegas e professoras atuantes na atividade.

Sendo assim, acreditamos que a proposta de trabalho com a data em que se celebra o Dia Nacional do Protetor Animal é de extrema relevância para a vida dos alunos. É interessante que saibam o que são os maus-tratos, formas de denunciar, como punem-se aqueles que realizam esse tipo de ato criminoso, entre outros. Dessa maneira, poderão cumprir melhor seu papel de cidadãos em nossa sociedade, garantindo o cumprimento dos direitos não somente dos humanos, mas também dos animais.

Professoras Responsáveis pelas atividades:
Carla Janaine Schantz Kozechen
Jeniffer Antunes Machado
Layze Cristinne Cordeiro
Luana Caroline Reina  Will




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos e jujubas na construção dos sólidos geométricos

MEIO AMBIENTE