Brincando e aprendendo formas geométricas com o Tangram
AUTORA
Professora Ronilda de Carvalho Schmigel, 4º ano A
Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no ensino fundamental. Para abordarmos esses conceitos com os alunos do 4º ano A, da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, inserimos um material didático utilizado no ensino-aprendizagem da matemática: o Tangram. Conhecido também como jogo das sete peças, é um quebra-cabeça chinês formado por sete figuras geométricas: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e um 1 paralelogramo.
Para iniciar a aula, apresentamos aos alunos o jogo Tangram e explicamos que deveriam recortar as peças para, posteriormente, montarmos uma variedade de figuras, como animais, plantas, pessoas, objetos, etc.
Os alunos ficaram curiosos! Explicamos que as sete peças formam um quadrado, e para instigá-los ainda mais contamos a história do Tangram, a qual surgiu há mais de 2000 anos com o nome original de “Tchi Tchiao Pan”, que significa “Sete Peças da Sabedoria”.
No desenvolvimento da aula os alunos foram indagados sobre o assunto, estimulando, assim, a prática de raciocínio em busca de meios argumentativos para chegar a uma solução.
Para finalizarmos, cada aluno montou sua figura utilizando as sete peças do Tangram.
A aula foi um sucesso, pois os jogos são excelentes estímulos para a aprendizagem, promovendo, além dela, a satisfação do aluno, e exercitando a memória, a reflexão, a concentração e o pensamento geométrico. Aliamos diversão com qualidade de ensino-aprendizagem!
Professora Ronilda de Carvalho Schmigel, 4º ano A
Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática no ensino fundamental. Para abordarmos esses conceitos com os alunos do 4º ano A, da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, inserimos um material didático utilizado no ensino-aprendizagem da matemática: o Tangram. Conhecido também como jogo das sete peças, é um quebra-cabeça chinês formado por sete figuras geométricas: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e um 1 paralelogramo.
Para iniciar a aula, apresentamos aos alunos o jogo Tangram e explicamos que deveriam recortar as peças para, posteriormente, montarmos uma variedade de figuras, como animais, plantas, pessoas, objetos, etc.
Os alunos ficaram curiosos! Explicamos que as sete peças formam um quadrado, e para instigá-los ainda mais contamos a história do Tangram, a qual surgiu há mais de 2000 anos com o nome original de “Tchi Tchiao Pan”, que significa “Sete Peças da Sabedoria”.
No desenvolvimento da aula os alunos foram indagados sobre o assunto, estimulando, assim, a prática de raciocínio em busca de meios argumentativos para chegar a uma solução.
Para finalizarmos, cada aluno montou sua figura utilizando as sete peças do Tangram.
A aula foi um sucesso, pois os jogos são excelentes estímulos para a aprendizagem, promovendo, além dela, a satisfação do aluno, e exercitando a memória, a reflexão, a concentração e o pensamento geométrico. Aliamos diversão com qualidade de ensino-aprendizagem!
Comentários
Postar um comentário