RELEVOS DO PARANÁ

Autora: professora Jeniffer Antunes Machado, 5º

As turmas de 5º Ano (A, B, e C) da Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento, estão trabalhando nas aulas de Conhecimentos Sociais, aspectos físicos do Paraná. Dentre eles, podemos citar, tipos de relevo e quais compõem o nosso Estado. É um assunto de muitos detalhes e características, que precisa ser bem estruturado para que se faça entendido pelos educandos.

Fizemos uma sequência de aulas com atividades distintas, para que a aprendizagem real pudesse ocorrer. Foram apresentados mapas para ilustrar o tema, criamos legenda e pintamos. Observamos imagens de locais que representam os relevos, como Serra do Mar (Serra), Litoral paranaense (Planície litorânea), Ponta Grossa (2º Planalto), Baía de Guaratuba (Baía), entre outros. O intuito foi de tornar conhecidas para as crianças, paisagens  do Paraná que muitos podem não conhecer pessoalmente, ou quem dirá por imagens. Colorimos uma paisagem e denominamos os tipos de relevo presentes nela também.

Lançamos então uma proposta de confecção de maquetes aos alunos, retratando graficamente os vários tipos de relevo que viemos estudando, bem como aquele que faz parte do Paraná. O objetivo foi o de assimilar ainda mais o conteúdo, de forma lúdica, atraente e contextualizada. Ao traduzir o espaço estudado em tamanho reduzido, as crianças puderam tornar concreto o conhecimento com que tiveram contato, transpondo sua leitura de mundo e lugar em que vive, do abstrato ao real.

Nessa perspectiva, os alunos construíram suas maquetes em casa, com base naquilo que estudaram, além do incentivo que demos à pesquisa, caso fosse necessário. Receberam sugestões de materiais que poderiam utilizar, como poderiam constituir as paisagens, ou o próprio mapa do Paraná, entre outros. Com inúmeras possibilidades de trabalho, cada um foi direcionado a aguçar autonomamente ainda mais o seu desenvolvimento pessoal.

Após o período estipulado para a execução da atividade, as maquetes foram trazidas para a escola. O que nos surpreendeu muito! Entregaram lindos trabalhos! Todos criativos, bem relacionados ao tema, com envolvimento nítido da família no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, além daquilo que foi solicitado! As produções foram com certeza produtivas e edificantes aos discentes.

Não podíamos imaginar que nossa proposta seria tão aceita em meio aos alunos e, que os mesmos, demonstrariam tamanho interesse em executá-la. Desse modo, conforme já havíamos mencionado a eles, organizamos uma exposição para toda a escola, em ocasião da Comemoração de dia dos Pais, em que as famílias adentraram ao espaço escolar para participar. Todos puderam apreciar os belos trabalhos! Alunos, servidores, famílias e comunidade escolar em geral.

Sendo assim, pudemos perceber que as crianças além de realizarem a atividade com muita dedicação e interesse, compreenderam o conteúdo de uma maneira bem prática. Foi muito melhor do que simplesmente abordar a temática em sala, de modo superficial, e sem relacioná-la a vida social dos alunos. É importante contextualizar o que se estuda na escola com o que vivenciam cotidianamente. No caso, o relevo, que podem observar no bairro em que moram, na cidade e no Estado do qual fazem parte. 

Professoras Responsáveis pelas atividades:
Carla Janaine Schantz Kozechen 
Jeniffer Antunes Machado
Layze Cristinne Cordeiro
Luana Caroline Reina Will



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos e jujubas na construção dos sólidos geométricos

10 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DO PROTETOR DE ANIMAIS